Gabriela León Gutiérrez

Gabriela nasceu no México, é cofundadora e CEO da Gresmex S.A. de C. V. e da Inmolecule International UK. Ela se formou em Engenharia Bioquímica Industrial pela Universidade Autônoma Metropolitana e possui mais de 100 patentes no mundo e 7 marcas registradas em mais de 60 países.

Investigadora convidada no Departamento de Biotecnologia, CBS, da UAM-Iztapalapa desde 2020. Tem uma vasta experiência em investigação e publicações científicas, destacando-se em Investigação e desenvolvimento de um novo princípio ativo nanotecnológico no mundo: Nbelyax®.

Gabriela recebeu inúmeros prêmios e distinções, incluindo o Prêmio de Ciência e Inovação Israel+ Latin American Network 2021, o 1º Lugar Prêmio ADIAT de Inovação 2018 e o Prêmio Estadual EDOMEX 2018 para Ciência e Tecnologia. Selecionada como uma das 100 Mulheres Poderosas da Forbes 2019 .

Além disso, participa de várias associações internacionais: é Membro do Comitê de Padronização de Nanotecnologia de México desde 2010, Membro Red de DWEN: Dell Women Entrepreneur. Turquia 2013, Austin, Tx. 2014 e Membro do Diálogo Econômico de Alto Nível (DEAN) México-Estados Unidos, novembro de 2013.

Gabriela tem uma vasta experiência em fóruns internacionais e apoia diversas ações de responsabilidade social como as fundações “APAC”, "Aquí Nadie se Rinde" e "Ministerios de Amor”, além de ser Cofundadora da Fundação UAM 2018.