Fabián Sandoval

O Dr. Fabian Sandoval, Presidente e CEO do Emerson Clinical Research Institute, tem mais de 25 anos de experiência em levar as pesquisas de laboratório às clínicas com pacientes, também conhecida como “bench to bedside”. Sua extensa carreira em pesquisa foi desenvolvida no campo acadêmico, nos sistemas de saúde e no setor público. Ele se formou em biologia molecular e celular pela Marymount University e doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Guadalajara.

Antes de abrir as portas do Emerson Clinical Research Institute (ECRI), as atividades de pesquisa do Dr. Sandoval incluíam pesquisa de laboratório nos Institutos Nacionais de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS), onde concentrou seu trabalho na doença de Alzheimer de início precoce e na Doença de Cretzfelt-Jakob. No Centro Clínico do NIH, realizando pesquisas na unidade de Oncologia Ambulatorial, realizou um apoio bem-sucedido de uma doação NIH RO1 na prevenção de epilepsia em pacientes com lesão cerebral pós-traumática em adultos e crianças, conduzida simultaneamente no Washington Hospital Center e no Children's Centro Médico Nacional.

O Dr. Sandoval atuou como Supervisor de Integridade e Conformidade da Pesquisa no Escritório de Proteção à Pesquisa Humana do Exército no Gabinete do Cirurgião Geral do Exército. Suas responsabilidades incluíam o estabelecimento e supervisão dos Programas de Proteção à Pesquisa Humana em todos os comandos do Exército. Sua contribuição foi fundamental na revisão, desenvolvimento e seleção de protocolos, bem como na educação e treinamento de residentes e professores do hospital.

Dr. Sandoval ocupa os seguintes cargos de prestígio nas seguintes áreas da comunidade:

- Três vezes vencedor do Emmy; apresentador de um programa semanal de televisão médica "Tu Salud Tu Familia".

- Colaborador médico para Telemundo WZDC Washington D.C. news, assim como para a Telemundo Nacional. - Membro do Conselho de Liderança da Society for Clinical Research Sites (SCRS).

- Reconhecido orador/apresentador convidado para várias organizações farmacêuticas e de ensaios clínicos; sobre os assuntos do aumento do envolvimento das minorias, educação para a diversidade e participação em ensaios clínicos.

Desde então, ele lançou a Emerson Community Clinic, para apoiar pacientes sem seguro na área metropolitana de DC, bem como a Emerson Diversity Health Foundation, cuja missão é educar pacientes e prestadores de cuidados sobre a importância de participar de pesquisas clínicas e acesso a cuidados.